You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Cirurgia oral é uma das sub-especilidades da cirurgia bucomaxilofacial, que envolve o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de dentes indicados para extração, pequenas lesões, traumatismos de menor intensidade e defeitos da boca, maxilares e regiões adjacentes.

Extrações de Sisos e Dentes Inclusos
As extrações de sisos devem ser sempre muito bem avaliadas e nunca menosprezadas, mesmo os casos que parecem extremamente simples podem se complicar de uma hora para outra, por isso além da capacidade do profissional este também necessita de uma aparatologia própria e de um local onde estes procedimentos mais complexos possam ser realizados. Os sisos podem estar inclusos (não aparecem na boca, estão dentro do osso); Inclusos e impactados (além de não aparecer na cavidade oral, está deitado ou numa posição que fique preso atrás de outro dente), esta possibilidade também existe para outros dentes e muitas vezes só são descobertos com exames radiográficos; Impactado (aparece parcialmente na cavidade oral, mas fica retido pelo outro dente). Também podem estar na cavidade oral só que fora da posição.
Enxertos Ósseos ou Gengivais
Os enxertos ósseos podem ser realizados em bloco ou com osso particulado e membrana. Também são usados para preencher o seio maxilar e permitir assim a instalação de implantes nessa região. (vide levantamento de seio maxilar e enxerto em bloco)

Muitas vezes os pacientes perdem além do osso, gengiva queratinizada que é a gengiva que circunda os dentes e deve também circundar os implantes. Nestes casos removemos tecido gengival do palato (céu da boca) e colocamos no local desejado, em poucos dias essa gengiva se aderiu a este local e o palato já cicatrizou.

Quando temos gengiva, mas a espessura é pouca, esta pode ser aumentada usando-se parte do tecido do palato conhecida como conjuntivo (enxerto de conjuntivo).