You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Muito além da estética, o tratamento ajuda a recuperar a mastigação, dicção e também protege a boca de diversas doenças. Por isso é importantíssimo encontrar um profissional realmente qualificado para que o resultado final seja satisfatório.

O implante e feito de titânio, muito resistente, podendo ser instalada tanto na maxila quanto na mandíbula, tendo a funcionalidade de receber diversas próteses, removíveis ou fixas. O implante irá funcionar como raiz e a eficácia é garantida devido a sua integração ao osso.

Implante unitário
O implante dentário é hoje a primeira opção para substituir um dente perdido. A instalação de um implante é feita com anestesia local, a mesma utilizada para extrações, mas menos traumática. Antigamente a solução era ponte fixa, colada nos dentes vizinhos, como não se mexe nestes dentes, o procedimento acaba na maioria das vezes, tendo um custo menor para o paciente do que as pontes fixas. A instalação de implante após extração é possível, mas deve ser sempre muito bem avaliada, pois para alguns casos é a melhor solução e para outros não esta indicada. Alguns casos podem ser realizados com as fixações dos implantes sem cirurgia e colocação da prótese no mesmo dia. Estes casos utilizam guias tomográficos especiais e próteses previamente confeccionadas.

As opções de fixação dos implantes, tamanho, modelo e o tipo de prótese dependem da condição óssea de cada paciente e o custo varia de acordo com a opção escolhida. Mesmo quando a condição óssea não é favorável é possível reabilitar com implantes, basta para isso realizar procedimentos de reconstrução óssea, que podem ser: Enxerto ósseo em bloco, levantamento de seio maxilar, regeneração tecidual guiada ou instalação de fixações zigomáticas, estes só indicados quando os procedimentos anteriores não puderem ser realizados.
Implantes múltiplos
Quando se reabilita um paciente com implantes temos algumas opções de próteses: um implante sustentando um dente, dois ou mais implantes para quatro ou mais dentes (necessariamente a relação de um para um não precisa ser mantida). É muito comum fazermos 6 a 8 implantes e fixarmos todos os dentes superiores por exemplo. Estas próteses têm ou não gengiva associada a sua estrutura e podem ser de acrílico ou porcelana.

O tipo de prótese depende muito mais da condição óssea do que da vontade do paciente. Muitos pacientes que perderam os dentes a perda óssea é acompanhada da perda de gengiva que são os tecidos de sustentação dos lábios e com isso toda face acaba ficando comprometida. Nestes casos as próteses sempre terão alem dos dentes, compensação com acrílico na cor da gengiva para devolver o suporte da face e dos lábios (Prótese tipo protocolo). Em pouquíssimos casos onde por algum motivo estes tecidos de suporte foram mantidos é que se pode fazer uma prótese somente com dentes (ponte fixa de porcelana). As próteses sobre implantes podem ser de diversos tipos e materiais, suas indicações, suas vantagens e seu custo de um modo geral variam de acordo com esta escolha.
Dentadura fixa sobre implantes
Os implantes múltiplos são utilizados com freqüência para a fixação de próteses inferiores ou superiores em carga imediata. Ou seja, após a fixação dos implantes, estes recebem a prótese no mesmo dia, ou 2 a 3 dias após. Esta técnica está indicada para quem é portador de prótese total, ou quem esteja com dentes comprometidos e indicação de extração.

Os procedimentos são planejados com antecedência e as próteses previamente confeccionadas com seus respectivos guias cirúrgicos. Nesta etapa, já está definida o tipo de prótese a ser instalada. A cirurgia é agendada e pode ser realizada com sedação feita por um medico anestesista ou anestesia local convencional. O procedimento cirúrgico leva em media 1 hora e meia e é seguido pelo procedimento protético que leva em média o mesmo tempo.

Quanto à questão da instalação da prótese em carga imediata, alguns fatores serão observados no ato da cirurgia: tipo de osso e torque final de cada implante instalado. A literatura recomenda torque mínimo de 40N, embora nem sempre seja possível consegui-lo. A instalação da prótese imediata fica sujeita a esse fator que é predominante para o sucesso do tratamento. O custo do tratamento é bem atraente e os benefícios são inquestionáveis. Variando sempre de um caso para outro e de acordo com o tipo e modelo de prótese que será instalado. Estas próteses podem ser de metal com dente em acrílico (Protocolo Branemark), metal com porcelana ou até mesmo de porcelana sem metal.
Implantes sem cortes e sem cirurgias
Os implantes também podem ser instalados sem cirurgias, para isto são confeccionados guias tomográficos próprios. As tomografias são realizadas com estes guias e as imagens processadas são encaminhadas para o implantodontista. De posse dessas imagens o cirurgião, com o auxilio de um programa de computador, planeja onde ira instalar os implantes e simula a cirurgia marcando a localização exata de cada implante. Estas imagens são encaminhadas para um laboratório de prototipagem que confecciona um guia para a instalação dos implantes. Este guia é posicionado pelo implantodontista na boca do paciente, as perfurações e instalação dos implantes são realizadas sem cortes. Este processo também permite a criação da prótese antes do procedimento de instalação dos implantes, com isso a instalação da prótese pode ser feita imediatamente após a fixação dos implantes.

Embora seja o sonho de consumo para todos que necessitam tratamento com implantes, esta técnica é pouco utilizada pois alem do seu alto custo dificilmente encontram-se as condições ósseas necessárias.
Implantes imediatos (após extrações)
A instalação de implantes após extrações é possível, mas deve ser sempre muito bem avaliada, pois para alguns casos é a melhor solução e para outros não esta indicada. Alguns fatores devem ser observados, dentre eles, posição do implante e direção da raiz, condição óssea e largura das paredes do alvéolo. Devemos lembrar sempre que um implante não se movimenta após sua instalação e é muito comum vermos implantes com comprometimento estético ou atrapalhando movimentação ortodôntica, principalmente na região anterior, provavelmente porque houve precipitação na instalação do implante.

Quando o objetivo é uma reabilitação total superior ou inferior sobre implantes é muito comum fazermos todas as extrações indicadas e a instalação dos implantes no mesmo ato cirúrgico (implantes imediatos), já a instalação da prótese depende da firmeza (torque) destes implantes. No ato da instalação dos implantes usa-se uma ferramenta que marca a firmeza de cada implante, esta medida e dada em Nilton e a literatura recomenda torque mínimo de 40Niltons .Na maioria dos casos um cirurgião experiente consegue este torque o que possibilita a instalação da prótese em carga imediata. Então è possível fazer as extrações, instalação dos implantes e da prótese no mesmo dia (Implantes imediatos e carga imediata).
Implantes zigomáticos
Também são conhecidos como fixações zigomáticas, estão indicados somente para pacientes que tem uma perda óssea extremamente severa, não possuem osso suficiente em área doadora intra-bucal e todas as alternativas já foram descartadas. Devem ser encaradas como a última opção a ser indicada.

A cirurgia em si não e muito diferente das outras, mas existem dificuldades extras. O osso a ser perfurado é o zigomático e não mais a maxila, este osso é pequeno e localizado próximo à órbita, a perfuração e feita com brocas longas e a presença de dentes na arcada inferior ou a pequena abertura de boca dificulta o procedimento e a inserção dos implantes que também são extremamente longos.
Cirurgias de enxerto ósseo em bloco
Essa técnica é usada para aumentar a quantidade óssea tanto em altura quanto em espessura, permitindo assim a instalação de implantes em regiões onde houve perda óssea acentuada.

A técnica consiste em remover parte do osso de uma área doadora e fixá-lo no local desejado com auxílio de parafusos de titânio. Geralmente, o enxerto é removido do ramo da mandíbula ou mento, embora em casos mais avançados possa ser necessário optar por áreas doadoras extra bucais como crista ilíaca ou calota craniana. Também podem ser usados outros materiais, como biomateriais (osso bovino liofilizado e hidroxiapatita) e osso de banco de ossos humanos.
Levantamento de seio maxilar
É comum em casos de perda dentária na região posterior da maxila, ocorrer expansão do seio maxilar, impedindo a instalação de implantes. Nessa situação, a técnica utilizada para a recuperação da quantidade óssea perdida é o levantamento de seio maxilar.

A técnica consiste em remover um bloco ósseo da área doadora, transformá-lo em pequenos fragmentos com o auxílio de um instrumento chamado particulador e através de um acesso lateral à área que vai ser enxertada, reposicionarmos a membrana delicadamente, preenchendo a cavidade com o osso particulado levemente umedecido com soro fisiológico. Também podem ser usados outros materiais como biomateriais (osso bovino liofilizado e hidroxiapatita), osso de banco de ossos humanos e PRP.